Materiais de pesca e peixes

Aqui vc encontra algumas dicas sobre os peixes e materiais de pesca.

Nomes dos peixes, tamanho minimo e máximo de captura.

A temporada de pesca inicia em 01/março e termina em 05/novembro.

Informações sobre a Carteira de Pescador Amador está na "aba" Serviços

pintado 85cm / 125cm

Pintado (Pseudoplatystoma corruscans)

Com as águas baixas, podemos encontrá-los no meio dos rios, em locais de poços mais fundos. A melhor maneira de pesca-los é na rodada. Na época da cheia, pesca-se o Pintado com o barco apoitado nas entradas e saídas de corixos e baías onde a água é mais calma. Os pintados chegam a atingir por volta de 50 Kg, mas, nao é tao fácil de ser ver exemplar desse porte.

Equipamento:Vara, molinetes, carretílhas de açao média e pesada, linhas de bitola 0.50 a 0.80, com encastoado de aço e girador. Chumbada ovalada variando o peso de acordo com o local da pesca e força da água. Anzóis de 7/0 a 9/0.

Iscas:Tuviras, iscas brancas, jeju, Pirambóia, trairinhas, cascudos, minhocuçu, etc...

cachara 80cm / 120cm

Caxara

Espécie de grande porte pode alcançar, mas de 1 m de cumprimento.

Equipamento: Equipamentos do tipo médio / pesado, já que é peixe de grande porte; linhas de 0.50 a 0.80 preparadas com empates e anzóis de n? 7/0 8/0

Iscas - É capturado principalmente com as iscas naturais de peixe, como sarapós ,muçuns, tuviras, lambaris, piaus, curimbatás e minhocaçus... também podem ser utilizadas iscas artificiais, como plugs de meia água e de fundo, principalmente em lagoas e nas praias, mas, nesse caso, as iscas devem ser trabalhadas bem próximas ao fundo.

palmito 35cm / ind.

Palmito (Auchenipterus nigripinnis)

Carne muito saborosa e macia, talvez daí a origem de seu nome. Seu dorso é de coloração cinza escuro, passando a cinza claro no sentido de ventre. Seus olhos podem ser considerados grandes em proporção ásua pequena cabeça.

Equipamento: De preferência utiliza-se material leve, o que dá um pouco mais de esportividade á pesca desta espécie. Linhas de 0.30 a 0.50 e anzóis de 6/0 a 8/0. Girador, chumbada e encastoado, também de tamanho médio.

Iscas: Pequenos peixes, ou mesmo pedaços deles, minhoca, gafanhoto ou pequenos insetos, pedaços de coração ou fígado de boi.

piranha ind.

Piranha (Pygoccentrus patterery)

É desnecessário falar de sua voracidade, pois sua fama já rompeu quase todas as fronteiras. Apesar de sua má fama, a carne é bastante apreciada, e o caldo de piranha aos poucos vai tomando lugar de destaque nos restaurantes típicos. Suas características principais são: Corpo ovalado medindo entre 15 e 40 cm de comprimento. Dentes afiadíssimos e maxilares com força descomunal.

Equipamento: A piranha ataca qualquer tipo de equipamento, mas o ideal é varas, carretilhas ou molinetes de médio a leve. Anzóis de 2/0 a 7/0, com linha bitola de 0.35 a 0.50. O encastoado é indispensável. A chumbada ovalada, vai variar conforme a força da água. É sempre bom utilizar também o girador.

Iscas: Peixinhos, (iscas brancas em geral), pedaços de carnes, Tuviras, Enguias, Minhocas, etc... Costuma também atacar colheres, jiggs, plugs, e algumas outras iscas artificiais.

piau-açu 25cm / ind.

é um peixe de escamas, com corpo curto e grosso, boca grande e terminal. Possui coloração cinza escura. Apresenta 3 manchas escuras, alongadas verticalmente, sendo a mais posterior algumas vezes difusa. Se o Piavuçu for muito grande, ele não apresentará barras nem manchas. É um peixe que pode alcançar 60 cm de comprimento total e pesar até 5 Kg.

Equipamento: varas, carretilhas ou molinetes de médio a leve. Anzóis de 2/0 a 7/0, com linha bitola de 0.35 a 0.50. O encastoado é indispensável. A chumbada ovalada, vai variar conforme a força da água. É sempre bom utilizar também o girador.

Iscas: É um peixe omnívoro, com tendência a herbívoro, alimentando-se de caranguejos, frutas e pequenos peixes

piraputanga 30cm / ind.

Piraputanga (Brycon orbinyanus)

Atinge no máximo 2,5 Kg, sendo raros os exemplares acima deste peso. Devido á sua grande velocidade, a Piraputanga é considerada um dos peixes mais esportivos do Pantanal . Quando fisgada, dá saltos espetaculares para fora d'água. A Piraputanga é omn?vora pois alimenta-se de peixes, frutos, sementes e outros animais. Espécie muito saborosa, é tida como o alimento preferido por várias pessoas.

Equipamento: Categoria leve, varas pequenas simples, com molinetes ou carretilhas. Linha com bitola 0.30 ou 0.35, com anzol 2/0 e chumbo pequeno. De preferência deve-se empate de aço flex?vel recoberto de nylon com aproximadamente 40 cm.

Iscas: Pequenos peixes, miolo de pão, queijo, frutinhas, bolinhas de massa, e pequenas iscas artificiais como o spinner. O tamanho mínimo para captura é de 30 cm de comprimento.

pacú 45cm / 65cm

Pacú ou Caranha (Colossoma Mitrei)

O silêncio é importantíssimo nessa pesca. Recomenda-se não usar poita, portanto amarra-se o barco em camalotes ou galhadas. O Pacu chega a atingir 18 Kg ou mais, porém não é muito comum fisgar exemplares desse porte. Espécie de grande importância pela sua carne saborosa.

Equipamento:O mais usado é o mais simples possível. Compõe-se basicamente de vara de bambu com ponta grossa, e linha bitola 0.5 a 0.7, do tamanho da vara. Pequeno encastoado, e anzol especial, (haste curta), 4/0 a 6/0. Quando há chumbada, varia o peso conforme a correnteza. Os anzóis menores são usados na modalidade batida, e os maiores na pesca de fundo; aí então, pode-se usar varas com molinetes ou carretilhas.

Iscas:Tucum, laranjinha do Pantanal, bolinhas de farinha de mandioca pouco cozidas, figos selvagens, coquinhos diversos, jenipapo, caranguejo, etc...

Dourado proibido

Dourado (Salminus maxillosus)

Peixe extremamente voraz e agressivo. Parece incansável, mantendo-se em constante movimento á procura de alimentos que se constituem basicamente, de peixes pequenos. O Dourado é um peixe de grande porte, comumente encontrado em corredeiras ou águas ligeiras. Pode-se pescar "O Rei dos Rios" de rodada, apoitado nas bocas dos corixos, arremessando em corredeiras ou corricando. Uma de suas principais características é dar grandes saltos para fora da água quando fisgado, tentando safar-se do anzol. É um espetáculo inesquecível. Já se falou em capturas de Dourados com mais de 20 Kg mais isso não é muito comum de se ver. São exemplares raros.

Equipamento: Varas, molinetes ou carretilhas, do tipo médio a pesado, compatíveis com linhas de bitola entre 0.50 a 0.70 e anzóis de 7/0 ou 8/0. Chumbada ovalada e girador. Empates de aço de pelo menos 20 cm pois o Dourado possui mandíbulas e dentes afiadíssimos.

Iscas: Naturais: iscas brancas (sauás, lambaris, Corimbinhas, Saguirus, etc...) Tuviras e Pirambóias.

Artificiais: colheres cromadas, spinners, plugs, iscas artificiais grandes com garatéias.

barbado 60cm / ind.

Barbado (Pinirampus Pinirampus)

É um tipo de bagre muito comum. Atinge porte bastante grande, chegando a pesar por volta de 12 Kg. Sua cor é muito bonita, prata metálico, levemente esverdeado. Bom de briga, não sendo porém sua carne muito apreciada.

Equipamento: O material de pesca é basicamente o mesmo usado para o Pintado ou Cachara, de médio a pesado. Linhas de bitola 0.40 a 0.60 com anz?is de 6/0 a 8/0. É sempre aconselhável que se use encastoado, girador e chumbada ovalada (oliva), variando o peso conforme a força da água.

Iscas:Tuviras, Pirambóias, Minhocuçus, filés de peixe.

Jaú 95cm / 130cm

Jaú (Paullicea luetkeni)

O Jaú é uma espécie de grande porte que pode alcançar mais de 1 metro de comprimento e 100 Kg de peso. Vive principalmente no canal principal do rio, em trechos onde se encontra a associação de pedreiras com corredeiras e poços profundos, onde fica próximo ao fundo. É o grandalhão força bruta de nossos rios. Moitas de aguapés descem o rio ao sabor da correnteza, de repente come?am a voltar, tomando sentido contrário, formando um rodopio sem fim. É quase certo que aí exista um poço profundo, local ideal para se tentar pescar o Jaú. Quando fisgado, a briga é feia, verdadeiro braço de ferro, difícil prognóstico de quem vai vencer. Vale a pena viver a emo??o de ferrar um peixe desses. É muito importante que a isca permaneça sempre no fundo.

Equipamento:A única op??o para essa pescaria é o equipamento pesado, vara super resistente e curta, molinete ou carretilha grande, linha bitola 0.80 a 0.100. Deve-se usar encastoado de aço com aproximadamente 30 a 40 cm, chumbada 500gr, e anzóis acima de 8/0.

Iscas: Minhococu,Cascudos, Tuviras, Piraputangas, Piaus, ou qualquer isca branca de preferência viva.

jurupoca 40cm / ind.

Jurupoca (Hemissorubim platyrhynchus)

Característica são as pintas pretas alinhadas na extensão do seu corpo. A carne deste peixe é amarelada e de excêlente sabor.

Equipamento: De leve a médio, carretilha, molinete, vara de bumbu ou linha de mão. Linha de bitola de 0.30 a 0.50 com anzóis de 6/0 a 8/0, chumbada ovalada (oliva), encastoado e girador.

Iscas: Brancas, (sauás, lambaris, saguirus, corimbinhas, piauzinhos, etc...). Pesca-se também com Tuvira, Jeju, Pirambóia, etc...

Jurupencem 35cm / ind.

Jurupencem (Sorubim lima)

Conhecido também como Bico de Pato. Como todos os peixes da espécie surubim, possui a cabeça achatada, boca larga, hábitos noturnos, muito embora seja pescado durante o dia, em águas mais turvas e profundas. É dotado de uma mancha longitudinal no dorso e outra nas laterais do corpo.

Equipamento: Material leve, embora seja comum essa espécie entrar durante a pesca de peixes maiores. Linhas de bitola 0.30 a 0.50, com anzóis de 4/0 a 6/0. Encastoado e girador médio. Chumbada, como em quase todos os casos, variando conforme a profundidade e velocidade da água.

Iscas: Brancas e pequenas, (lambaris, saguirus, sauás) minhoca, minhocuçu, Tuviras, pedaços de coração e fígado de boi.

cachorra

Peixe geralmente encontrado em cardumes. São bastantes agressivos e como característica principal, apresenta uma arcada dentária com grandes dentes caninos, talvez daí seu nome.

Equipamento: varas, carretilhas ou molinetes de médio a leve. Anzóis de 6/0 a 8/0, com linha bitola de 0.35 a 0.50. O encastoado é indispensável. A chumbada ovalada, vai variar conforme a força da água. É sempre bom utilizar também o girador.

Iscas: Naturais: iscas brancas (sauás, lambaris, Corimbinhas, Saguirus, etc...) Tuviras e Pirambóias.

Artificiais: colheres cromadas, spinners, plugs, iscas artificiais grandes com garatéias.

cota para o pescado

01 exemplar + 05 kg + 05 piranhas